top of page

Você sabe o que é Metal Duro?

Atualizado: 13 de nov. de 2019

Por mais que seja um termo recorrente à área de usinagem, há diversos profissionais que trabalham com o material e não sabem realmente o que é “metal duro”.  


O que é Metal Duro? Tamaru Fluidos e Ferramentas para Usinagem Metrologia Fresas
O que é Metal Duro? Tamaru Fluidos e Ferramentas para Usinagem Metrologia Fresas

Hoje, iremos explicar quais são os segredos e a definição deste componente que é cada vez mais utilizado pelo setor metal-mecânico. Metal duro é, basicamente, o nome dado a uma liga de carboneto de tungstênio, titânio, tântalo ou molibdênio, produzido por uma metalurgia do pó. Esse material é obtido pela prensagem e sinterização de uma mistura de pós de carboneto e outros materiais de menor ponto de fusão, denominados de ligantes.


O metal duro é empregado para a produção de ferramentas e componentes resistentes ao desgaste. Entre os produtos fabricados em metal duro existem: insertos de torneamento e fresa; lâminas circulares de corte; punções e matrizes para o corte de lâminas metálicas; sustentações mecânicas e vários componentes de válvulas; talhadeiras e perfuradores para a indústria de mineração; facas, lâminas de formão e rolos de corte para a indústria de madeira e papel; bisturis e fresas para aplicações biomédicas e ortodontológicas.


O que é Metal Duro? Tamaru Fluidos e Ferramentas para Usinagem Metrologia Fresas
Pedra de Tungstênio - O que é Metal Duro? Tamaru Fluidos e Ferramentas para Usinagem Metrologia Fresas

O surgimento do metal duro ocorreu no final da década de 20 na Alemanha, quando Karl Schröter conseguiu produzir em laboratório um material composto por pó de carboneto de Tungstênio misturado ao de outros materiais como Níquel ou Cobalto.


Em 1927, o metal duro passou a ser usado na fabricação de ferramentas de corte, introduzido no mercado por Fried Krupp, com nome de Widia – palavra denominada do alemão WIE DIAMANT, que significa COMO DIAMANTE – se destacando por trazer à tona características físicas semelhantes ao diamante. Isso gerou o segundo grande impulso na área dos materiais de ferramenta de corte (o primeiro ocorreu com o surgimento do aço rápido no ano de 1899).


Com esse novo composto químico (metal duro), as velocidades de corte das ferramentas obtiveram um aumento na usinagem de aço comum, disparando ao mercado na década de 30 um dos mais eficientes grupos de materiais para ferramentas de corte.


As peças de metal duro reinventaram a indústria metalúrgica, permitindo avanços e velocidades maiores nos processos de cortes e fresamentos.

O que é Metal Duro? Tamaru Fluidos e Ferramentas para Usinagem Metrologia Fresas
O que é Metal Duro? Tamaru Fluidos e Ferramentas para Usinagem Metrologia Fresas

Dentre as principais as aplicações industriais do metal duro, as áreas siderúrgicas, indústrias metalmecânicas, mineradoras e setor automotivo se destacam no uso de ferramentas de metal duro.


A Tamaru Fluidos e Ferramentas para Usinagem, referência no setor de usinagem com mais de 30 anos de atuação, sempre com produtos de qualidade e alta tecnologia,

bem como a Topdrill, referência em fabricação e reafiação de ferramentas de corte e usinagem de peças metálicas, comercializam ferramentas em metal duro para diversos setores.


Confira todas as opções em nosso site ou entre em contato.


bottom of page