Equipe Tamaru participa de Curso de Planejamento Tributário

A Tamaru Fluidos e Ferramentas para Usinagem, referência no setor de usinagem com mais de 30 anos de atuação, sempre com produtos de qualidade e alta tecnologia, foi convidada a participar do curso apresentado pela ABFA (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em Geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais) sobre Planejamento Tributário. Assim, no dia 12/11/2019, as colaboradoras Aline Oliveira e Bruna Cunico, bem como Nubia Tamaru estiveram na sede da Sinafer (Sindicato da Indústria de Artefatos de Ferro, Metais e Ferramentas em Geral no Estado de São Paulo) em São Paulo com o intuito de aprender ainda mais sobre a importância e necessidade de realizar um bom planejamento tributário dentro da empresa, analisando qual melhor tributação para se adequar.

Palestra ABFA Sinafer - workshop treinamento usinagem brasil (fresas brocas insertos pastilhas)
Palestra ABFA Sinafer - workshop treinamento usinagem brasil (fresas brocas insertos pastilhas)

A partir deste planejamento tributário, pode-se analisar as alternativas para redução de impostos , aproveitamentos , ressarcimento de créditos e muito mais.


O curso abordou :

  • Tributação pelo Lucro Real.

  • Lucro Presumido.

  • Simples Nacional.

  • Aspectos Tributários da SCP ( Sociedade em Conta Participação ).

  • Contas de Clientes.

  • Juros sobre o Capital próprio.

  • Incentivos fiscais.

  • Depreciação de bens do ativo imobilizado.

  • Despesas comuns entre empresas do mesmo grupo empresarial.

  • Leasing Back.

  • Provisão x despesas incorrida no período.

  • Compensação e restituições autorizadas.


É vital estarmos sempre atrás de informações, uma vez que a legislação, a cada dia , está mudando. Quanto mais conhecimento, menor a chance de cometer erros, e assim podemos levar sempre o melhor serviço tanto internamente quanto externamente.


Esta é a lei da transparência.


SAIBA MAIS SOBRE O ABFA

O papel dos Sindicatos Patronais das Indústrias está limitado por normas jurídicas, que restringem e priorizam a atuação quanto as questões de natureza trabalhista e sindical, deixando pouco espaço para o enfrentamento de questões de ordem econômica, fiscal, tributária, defesa da indústria, concorrência desleal, importação e exportação, normatização, entre outras.


O momento exige o fortalecimento da indústria nacional, na busca de alternativa associativa que não fique atrelada e engessada ao comando da norma trabalhista.  Necessitamos mobilizar o setor junto às instâncias políticas, estimular o comércio, buscar parcerias, enfim criar estratégia que priorize os interesses nacionais e setoriais, sem perder de foco na busca pelo desenvolvimento sustentado, por meio de ações e serviços que contribuam para o crescimento e fortalecimento setorial.


A exemplo de outros segmentos, o SINAFER – Sindicato da Indústria de Artefatos de Ferro, Metais e Ferramentas em Geral no Estado de São Paulo tomou a iniciativa de constituir a ABFA – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em Geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais entidade de cunho civil, que terá abrangência nacional, para congregar e representar todas as indústrias associadas pelas  categorias econômicas acima citadas.


A Topdrill, referência em fabricação e reafiação de ferramentas de corte e usinagem de peças metálicas, é associada ao ABFA.