top of page

Cuidados com o fluido solúvel na quarentena





Em meio ao cenário atual, com a quarentena e o distanciamento social, está praticamente impossível manter o equipamento funcionando todos os dias nos três turnos e o rodízio na produção é inevitável. E mesmo que a produção esteja parada, é muito importante manter equipamentos em plenas condições de uso.

A manutenção preventiva é sem dúvida um cuidado que gera economia a curto e longo prazo, ainda mais se tratando do fluido solúvel que é um produto perecível.

Deixar o fluido solúvel sem cuidado é igual esquecer um copo de leite fora da geladeira. Mesmo o fluido tendo aditivos bactericidas e fungicidas, o contato com contaminantes do ambiente de trabalho introduz bactérias e elas tendem a se proliferar.

Os principais problemas que podem ser encontrados com o fluido solúvel parado e sem manutenção são:

Mal odor no ambiente de trabalho, pois o fluido foi contaminado por fungos e bactérias que desenvolveram colônias, consumiram o bactericida e se desenvolveram além do controle. Com isso, existe o risco de contaminar operadores e também sofrer com oxidação de peças e equipamento.


Como evitar a contaminação do fluido solúvel?

  1. Tenha sempre anotado medidas de concentração e pH, este é um recurso fácil, prático e barato. Mantenha sempre essas medições de acordo com a recomendação do seu consultor de fluidos.

  2. Para se medir concentração, use um refratômetro e para medir pH use um pHmetro portátil ou fita indicadora de pH.

  3. Nunca deixe o fluido solúvel parado no reservatório por vários dias. Diariamente, faça o fluido recircular no equipamento, ou com auxílio de um compressor, injete ar no tanque de fluido solúvel.

  4. Remova o “Tramp Oil”, esse contaminante é formado por fluidos hidráulicos, barramento e protetivos, que formam uma camada sobrenadante no fluido solúvel e servem de alimento para microrganismos. Sua remoção é vital para evitar contaminações, pode ser removido com uso de Skimmer ou limpeza manual.

  5. Outra dica extremamente importante é aumentar a concentração de fluido na emulsão, assim estará aumentando também a concentração de alcalinizante e bactericida (aditivos que impedem o crescimento de microrganismos) em seu equipamento.

O fluido solúvel se deteriorou, e agora?

Na existência de mau odor no ambiente e pH < 7, é bem provável que o fluido solúvel se deteriorou!

Portanto está impróprio para uso e se tornou perigoso para operadores e equipamentos, sendo seu descarte inevitável.


O que fazer?

  1. Remova todo fluido solúvel do equipamento. Limpe bem tubulações e todo equipamento, caso necessário utilize desengraxantes apropriados para equipamentos de usinagem.

  2. Encaminhe o fluido contaminado para ETE- Estação de Tratamento de Efluentes, ou contate uma empresa ambiental para proceder o descarte de forma correta e evitar multas ambientais.

  3. A limpeza e desinfecção do equipamento e reservatório é de grande importância, pois repor fluido novo em equipamento contaminado é desperdício de tempo e dinheiro.

Conheça nossa linha de fluidos Quaker Houghton.

Fonte: https://www.mecflux.com.br/cuidados-com-o-oleo-soluvel-na-quarentena/

bottom of page