Conheça 4 perigos da falta de controle em um chão de fábrica

Mesmo que seja uma parte vital de qualquer empresa, repleta de movimento e com atividades fundamentais ao funcionamento e produtividade da marca, o chão de fábrica acaba muitas vezes sendo deixado em segundo plano pelos gestores das empresas.


A seguir, conheça os quatro maiores riscos que um chão de fábrica pode ter de enfrentar.


1. Perca do controle de produção diária


Sem uma boa gestão para comandar seu chão de fábrica, a empresa pode chegar a um ponto em que, ao fim do dia, não saber exatamente certo o que foi produzido, o que está em andamento e quais as próximas prioridades. Essas são informação essencial para o planejamento e controle da produção.

Tanto os funcionários quanto seus superiores acabam dependendo de relatórios feitos a mão, passíveis de erros e de negligência (esquecimento, preenchimento incompleto e até sumiço).

O ideal aqui é haver um responsável por controlar esse andamento da produção, com acesso à softwares que o ajudem nesse controle e autoridade para definir quais são os próximos passos baseados em planejamento e gestão de prioridades, sem se deixar influenciar por fatores externos.


2. Falta de controle de custo e tempo de produção


Sem acompanhar o andamento da produção no chão de fábrica diariamente, fica impossível saber quais são os tempos reais de produção em cada etapa do processo produtivo, e consequentemente não sabe quais são os custos reais de produção.

Sem esses dados gerados por uma fonte segura, como um software de gestão, será difícil saber a margem de lucro de seus produtos e definir seus preços de venda.

Isso pode parecer sem importância, mas é um erro gravíssimo e pode trazer consequências duras para a empresa, como a fabricação de produtos que geram prejuízo para sua indústria, sem nem mesmo se dar conta. Ainda, a empresa pode estar deixando de fabricar produtos que poderiam gerar lucro real, já que falta a informação certa para negociar com seus clientes.


3. Desconhecimento do andamento das ordens de produção


Sem um controle do chão de fábrica bem implantado, sua empresa corre o risco de demorar ou até mesmo não localizar as ordens de produção, e dificilmente conseguirá fazer uma programação de produção eficiente.

Além disso, sua indústria não conseguirá responder aos clientes que precisam saber o andamento de seus pedidos em produção, e terá muita dificuldade para cumprir com os prazos de entrega acordados com os clientes.


4. Diminuição da produtividade dos operadores


Como dito no item 1, quando não há controle do que é produzido, a equipe muitas vezes acaba encarando seu trabalho sem um foco estabelecido, o que pode desanimar e, consequentemente, diminuir o empenho, derrubando a produção como um todo.

Claro que é difícil medir com exatidão a produção de funcionários se não há demanda sempre constante, mas com um bom gerenciamento de recursos humanos aliado a objetivos e metas bem delineados pelo gestor, as chances de ocorrer essa diminuição cai.

É importante também salientar que quando não há o controle da equipe, também fica impossível recompensar os colaboradores que estão se destacando, o que também causa desânimo e acaba muitas vezes desmotivando o bom funcionário, tornando-o apenas mais um entre tantos. Da mesma forma, os colaboradores menos produtivos também não são notados e acabam até mesmo sendo mais lembrados pelos superiores do que aqueles que realmente estão desempenhando um papel de destaque no chão de fábrica.

Por fim, com uma boa análise é também possível notar aqueles que possuem boa vontade para aprender e necessitam apenas de aprimoramento com treinamentos, cursos e oportunidades de capacitação.


Fique atento também!

Não menos importante, sem o controle do chão de fábrica em tempo real, pode haver demora para identificar paradas de máquina e perda de tempo valioso de produção. Além disso, não consegue determinar quais são as principais causas de parada de máquina, para que haja um trabalho de prevenção.


Agora, veja as VANTAGENS de se ter o controle do controle do chão de fábrica


Além de não precisar se preocupar com os problemas acima, ainda há outras vantagens de se ter o controle total do seu chão de fábrica.

  • Acompanhar o andamento da produção;

  • Monitorar os recursos da fábrica em tempo real;

  • Estabelecer políticas de premiação de funcionários;

  • Avaliar os recursos mais sobrecarregados e mais ociosos da fábrica;

  • Planejar o chão de fábrica;

  • Analisar a produção por recurso.

Sobre nós:


A ausência de fabricantes no mercado de ferramentas rotativas especiais estimulou a Tamaru Ferramentas, empresa fornecedora de uma linha completa de produtos destinados à usinagem em geral, a fundar a TOPDRILL Ferramentas.

Instalada na cidade de Rio Claro/SP desde 2003, a empresa especializou-se na fabricação de ferramentas rotativas especiais e standard.

Contando com modernas máquinas de usinagem CNC, a Topdrill oferece aos seus clientes serviços exclusivos de reafiação de ferramentas e terceirizados de produtos diversificados, todos em conformidade com a NBR ISO 9001. Agilidade, flexibilidade e comprometimento no desenvolvimento de projetos e produtos nos permitem atender eventuais emergências e produção em quaisquer quantidades. Conheça mais da Topdrill clicando aqui!


DÚVIDAS? FALE CONOSCO!

Tamaru Com. e Rep. Ferramentas Ltda.

CNPJ: 60.823.879/0001-01

Rodovia Washington Luiz, Km 172
Condomínio Ind. Conpark
Rua 4, nº 25 - Rio Claro – SP

(19) 3526-5400

Entregas p/ SP: SEDEX 48H

Outros Estados: 72H

Consulte disponibilidade SEDEX10

 

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
NOS ACOMPANHE NO FACEBOOK

© 2020 Tamaru Ferramentas | Melhor resolução em 1366x768 | Criado por Gabriel Reis