top of page

O que é usinagem?

Atualizado: 2 de ago. de 2021

A usinagem é uma forma de fabricação utilizada para criar objetos de metal. Durante este processo, os trabalhadores cortam materiais para alterar a aparência e forma de um produto, conforme requisito previamente estabelecido. A usinagem serve como uma alternativa a outras formas de processos de produção, incluindo a moldagem e a fundição.

Tamaru Fluidos e Ferramentas para Usinagem Metrologia Fresas O que é usinagem
Tamaru Fluidos e Ferramentas para Usinagem Metrologia Fresas O que é usinagem

Usinagem é um dos métodos mais eficazes de se criar peças muito finas, objetos com muitos detalhes, e que não são muitas vezes possíveis por meio de técnicas de fundição e moldagem. Ela pode ser utilizada para fazer tudo, desde parafusos de aço para peças de metal, bem como objetos maiores, como ferramentas manuais e componentes automotivos.

Esta técnica envolve efetivamente a metalurgia de muitos tipos de processos que podem ser utilizados para dar a forma desejada ao metal e ao acabamento. Estas técnicas são geralmente divididas em quatro categorias, e podem ser utilizadas em conjunto para produzir um único produto.


A perfuração é um dos tipos mais básicos de usinagem. Durante o processo de perfuração, os trabalhadores utilizam um pouco de metal para realizar a perfuração nos metais. A perfuração pode ser utilizada, por exemplo, para gerar furos para parafusos com um encosto de metal que é utilizado para proteger uma porta.


Moldar através do torno é outra forma utilizada para dar formas a um determinado metal. Durante o torneamento, os metalúrgicos colocam o material sobre uma peça de equipamento conhecido como torno. O torno gira o metal de modo que ele possa ser moldado ou cortado utilizando ferramentas manuais ou kits especiais. Este tipo de processo pode ser utilizado para criar um parafuso com presença de rosca ou um fixador semelhante, além de qualquer outra peça, este processo pode ser manual ou automático com advento de novas tecnologias.

Tamaru Fluidos e Ferramentas para Usinagem Metrologia Fresas O que é usinagem
Tamaru Fluidos e Ferramentas para Usinagem Metrologia Fresas O que é usinagem

Durante a fresagem, os trabalhadores utilizam uma peça de equipamento conhecido como máquina de fresa, ou fresadora. Este equipamento utiliza dispositivos de metal para cortar outro material metálico fora da superfície ou na face de um determinado objeto. A ferramenta é fixada no lugar determinado e de forma correta para que se possa operar em segurança, e a máquina orienta o metal em torno destas ferramentas de corte para realizar a operação desejada. Este tipo de processo de usinagem pode ser utilizado para cortar um logotipo em uma chapa de aço, ou para formar ferramentas especiais.


Tamaru Fluidos e Ferramentas para Usinagem Metrologia Fresas O que é usinagem
Tamaru Fluidos e Ferramentas para Usinagem Metrologia Fresas O que é usinagem

A moagem é a última categoria de técnicas de usinagem. Este processo relativamente simples envolve o uso de uma roda de pedra de moagem para moldar um peça de metal. Esta técnica pode ser utilizada para afiar uma ferramenta manual ou dar formas aos materiais metálicos com um acabamento acetinado. O método é apenas uma única parte de um processo maior de produção. A fabricação de metal começa com o desenvolvimento do modelo da primeira peça, então se prossegue até a fabricação e produção. A técnica pode ser utilizada para moldar o metal e criar um determinado objeto, ou pode servir apenas como um método de acabamento para peças metálicas para lhe dar a aparência desejada.


Após ser completada, o objeto deve ser concluído e montado antes de estar pronto para a venda.


A Tamaru Fluidos e Ferramentas para Usinagem, referência no setor de usinagem com mais de 30 anos de atuação, sempre com produtos de qualidade e alta tecnologia, trás linha completa para usinagem. Confira mais informações clicando aqui.


Agora que você acabou de ler essas informações, consegue responder, o que é usinagem?


bottom of page